segunda-feira, 23 de março de 2009

Resumo do grupo

Memórias de um Sargento de Milícias

Essa é a historia de um rapaz chamado Leonardo que nasceu de um “pisadela” e um “beliscão”, explicamos melhor: seu pai, Leonardo Pataca e sua mãe Maria da Hortaliça conheceram-se no navio em que vinha de Portugal para o Brasil e para selar essa união usaram uma forma bem exótica: Leonardo, deu uma delicada pisadela em Maria da Hortaliça, esta retrucou com um tremendo beliscão e assim nasceu Leonardo.
Já no Brasil, o pequeno Leonardo, foi batizado tendo por padrinho, a comadre sua parteira e o compadre o barbeiro. Porem, depois de alguns anos, as coisas mudaram, e com as suspeitas cada vez mais evidentes, Leonardo Pataca acredita que sua esposa o estava traindo, então, Maria da Hortaliça decide abandoná-lo e foge com o capitão do navio, Pataca, desiludido, vai embora e abandona seu filho que fica aos cuidados do sargento, e este ao longo do tempo adquire um grande carinho por Leonardo e o menino que já era travesso, fica cada vez mais levado e arteiro. Todos na vizinhança tinham por ele grande desafeto mas, seu padrinho sempre defendia o garoto e isso dava-lhe mais ânimo para fazer suas travessuras.
O barbeiro tinha o sonho de que seu afilhado tivesse uma boa profissão e escolhesse a de padre, porem o garoto não tinha vocação alguma para o negocio e por isso o sonho de seu padrinho não pôde ser realizar...
Enquanto isso, o velho Pataca vive uma aventura com uma cigana e por causa disso, se mete em vária confusões e acaba preso.
O compadre já estava muito velho, e acaba falecendo e quem começa aze lar por Leonardo é sua madrinha a parteira que tenta arranjar-lhe casamento com uma moça rica chamada Luisinha, porem depois de algumas confusões ela acaba se casando com José Manoel.
Mas suas aventuras não param por aí ele apaixona-se por uma mulata de nome Vidinha, porém primos dela interessados sem desposá-la denunciam Leonardo por vagabundagem para o major Vidigal que o prende, entretanto ele foge e consegue um emprego na despensa real, porem tenta conquistar a mulher de um amigo.
O major enfim consegue agarra-lo e o prende novamente e a comadre consegue interceder em seu favor, assim Leonardo não é apenas solto como também é promovido à sargento de milícias e reencontra Luisinha que agora está viúva, casa-se com ela, bem empregado e de posse da herança do barbeiro.

24 comentários:

  1. 1) Por que Leonardo, protagonista da obra, é dito "filho de uma pisadela e de um beliscão"?

    2) Descreva como era Leonardo (protagonista):

    3) Quem era a personagem Vidinha? Cite algumas características dela.

    ResponderExcluir
  2. 1. Qual o motivo da preocupação das personagens com relação a presença do major Vidigal?

    ResponderExcluir
  3. 2.Sabendo que vocês já estudaram as características do Romantismo, resuma as características que fazem de Memórias de um sargento de milícias uma obra que não se encaixa devidamente na produção litéraria daquela época.

    ResponderExcluir
  4. 3. O caso com a mulher do toma-largura destaca qual aspecto da personalidade de Leonardo?

    ResponderExcluir
  5. Resposta para o grupo Garotas da Literatura
    1-Pois, foi o pontapé inicial para o relacionamento de Maria da Hortaliça e Leonardo Pataca. Isso aconteceu quando eles vinham de Portugal para o Brasil,Leonardo com uma atitude bem exótica, deu uma "pisada" no pé esquerdo de Maria que logo devolveu-lhe com um "belo beliscão".Apartir daí eles começaram a namorar, e o resto nem precisamos dizer...

    ResponderExcluir
  6. Resposta para o grupo Garotas da Literatura
    3-Vidinha foi um amor passageiro de Leonardo que ele encontrou em um momento difícil, quando Luisinha casou-se com José Manuel. Vidinha era uma moça muito bonita, e por isso, era muito disputada por seus primos.

    ResponderExcluir
  7. Resposta do grupo André,Monique e Roberta

    1-A narrativa se passa no RJ, em um ambiente social simples.
    2-Uma linguagem coloquial.
    3-Leonardo.

    ResponderExcluir
  8. 1) Porque os vizinhos de Leonardo tinham um grande desafeto por ele?

    2) O caso amoroso de Leonardo com a mulher do toma-largura é narrado como ironia ou não?

    3)O narrador da uma interpretação mais pessoal e faz devidos comentários durante alguns acontecimentos. Destaque algum trecho que isso acontece.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Revisar ortografia, acentuação, pontuação, concordância, sintaxe etc.

    ResponderExcluir
  11. "Sabendo que vocês já estudaram as características do Romantismo, resuma as características que fazem de Memórias de um sargento de milícias uma obra que não se encaixa devidamente na produção litéraria daquela época". A resposta dada pelo grupo não é coerente com a pergunta feita!
    u

    ResponderExcluir
  12. 1-Porque ele era um menino arteiro e travesso.
    2-Não
    3-"Mas as aventuras não param por aí ele apaixona-se por uma mulata de nome Vidinha".
    Santa pobreza!

    ResponderExcluir
  13. 1)Porque essa obra romântica é considerada diferente das demais da época, segundo os resumos acima?

    ResponderExcluir
  14. Resposrta para o grupo Garotas da Literatura:
    1-pois ela possui, além de características românticas, características realistas,e por esse motivo, é considerada diferente das demais.

    ResponderExcluir
  15. Resposta para o grupo AMM
    1-Ele era muito temido por ser um homem de caráter forte e ser muito bruto.O Vidigal era respeitado por todos, devido à sua forma de comando, mandava e desmandava e se sentia como um rei.

    2-Ela possui as seguintes características realistas:
    a)fala com clareza da vida das pessoas que moravam no Rio de Jneiro;
    b)contou a vida de um homem normal e não de um herói como era tradicinal no Romantismo;
    c)preocupação com o presente;
    d)casos de adultério,etc.
    E por isso é considerada diferente das outras obras da época.

    3-O que se pode notar é que Leonardo tinha uma personalidade de aventureiro, e não conseguia ficar sozinho, assim estava sempre atás de um "rabo de saia".

    ResponderExcluir
  16. Resposta para o grupo nnl302
    1-Porque ele era um menino arteiro, travesso e vivia arranjando confusões pela vizinhança.
    2-Não, pois não identificamos ironia neste trecho da narrativa,
    3-"Mas as aventuras não param por aí ele apaixona-se por uma mulata de nome Vidinha".

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Resposta para o grupo Garotas da Literatura
    2-Era um rapaz que, desde pequeno, tinha uma personalidade muito forte, era travesso, chorava muito e enlouquecia os vizinhos, sempre tinha idéias mirabolantes;depois de moço, não parou mais de arrumar confusões...

    ResponderExcluir
  19. Resposta para o grupo Garotas da Literatura
    1-Pois, foi o pontapé inicial para o relacionamento de Maria da Hortaliça e Leonardo Pataca. Isso aconteceu, quando eles vinham de Portugal para o Brasil. Leonardo, com uma atitude bem exótica, deu uma "pisada" no pé esquerdo de Maria, que logo devolveu-lhe um "belo beliscão".Apartir daí começaram a namorar, e o resto nem precisamos dizer...

    ResponderExcluir
  20. 1) Como Leonardo se tornou Sargento de Milícias?
    2) Por que Leonardo Pataca abandonou seu filho?

    3) Para que seu padrinho, o barbeiro, queria que Leonardo se torna-se padre?

    ResponderExcluir
  21. Relembrando: A Webgincana completará a avaliação do primeiro trimestre e seu “peso” é 10. Os alunos que não alcançarem a nota mínima exigida (6,0) poderão responder mais cinco questões sobre o mesmo assunto como forma de recuperação da aprendizagem. O projeto da atividade já está aprovado pela Supervisão da escola e arquivado naquele setor, de modo que aja um embasamento teórico-metodológico para a realização das ações previstas.

    Os grupos formados em cada turma devem ser comunicados à professora nas aulas dos dias 13 e 14 de abril (respectivamente pelas turmas 301 e 302). Podem ser os mesmos grupos do projeto “Bom de prosa” ou da atividade sobre poesia ou ainda outros grupos formados conforme as identificações pessoais. Seria interessante que fossem os grupos do projeto “Bom de prosa” porque, neste caso, vocês postariam as respostas pelos blogs já construídos, mas nada invalida a formação de outros grupos.
    A primeira questão já foi publicada e a resposta deve ser postada, neste blog, até o dia 15. Em seguida, estará disponível a questão seguinte, cuja resposta deverá ser apresentada até o dia 18 de abril, sábado! E, assim, sucessivamente...

    Atenção: algumas questões poderão exigir tarefas a serem cumpridas em aula, portanto, preste atenção a cada enunciado e o que, de fato, está “sendo pedido” pela professora.

    Uma dica importante: depois do Romantismo, do Realismo, do Naturalismo, do Parnasianismo e do Simbolismo, no início do século XX, inicia-se uma nova fase na literatura brasileira e esta fase será objeto de nossos estudos, logo...as perguntas versarão sobre o referido período.

    Não esqueça: a resposta para cada pergunta publicada terá uma data marcada para ser postada, respostas postadas posteriormente serão invalidadas.

    ResponderExcluir