domingo, 12 de abril de 2009

Contexto histórico

Portugal:
Na Europa estava acontecendo duas revoluções que influenciaram de maneira decisiva o romantismo: a revolução francesa e a revolução industrial.
A revolução francesa trouxe idéias de liberdade com o lema “IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE”, dando aos escritores a possibilidade de expressarem seus sentimentos com mais facilidade.
Já a revolução industrial mudou a vida de muitas pessoas na Europa, ela trouxe modernidade para a sociedade da época...
E para tantas mudanças, a literatura precisou adaptar-se e assim se desenvolveu o romantismo. Com os ideais de liberdade surgidos no século XIX, veio a imprensa, que propiciou à escritores europeus mostrarem suas idéias e sentimentos para os leitores, desenvolvendo a nova escola literária.
Brasil:
Aqui estava se desenvolvendo um movimento naturalista; e quando a família real veio para o Brasil trouxe consigo os folhetins, que atraíram a atenção do povo brasileiro. Mesmo como tantas mudanças, um momento histórico no país era a escravidão e com a família real portuguesa no Brasil, surgiu uma nova escola literária, muito dependente da literatura européia, mas que trazia uma característica própria: a procura por uma literatura nacional.

Característica do romantismo

Não existe mais um padrão formal e estético, não se usa métrica, estrofe (verso livre) e o verso branco tornaram-se freqüente na prosa romântica.
Nacionalismo ( exaltação da natureza, criação de um herói nacional).
Natureza (exaltação)
Sentimentalismo: valorização das emoções
Subjetivismo e egocentrismo (eu): eram o centro do universo;
Fuga da realidade: saudade da infância, idealização da sociedade, do amor, da mulher.
Morte: usavam termos impróprios, bebiam, drogavam-se e era nesse ambiente que alguns poetas escreviam suas obras.
Indianismo: idealizavam índios como selvagens que possuíam honra e dignidade: Índio e herói

Poesia:
Primeira geração (nacionalista/indianista)
* Exaltação da natureza;
* Apego pelo passado;
* criação de um herói nacionalista na figura do índio;
* Sentimentalismo;
Autores:
Gonçalves Dias
Gonçalves de Magalhães
Araújo Porto Alegre



Segunda Geração: (ultra-romântico)
Conhecido como Byroniana;
Egocentrismo;
Negativismo;
Pessimismo/duvida;
Desilusão/tédio;
Fuga do realismo;
Idealização da mulher;
Exaltação da morte;
Autores:
Álvares de Azevedo
Casimiro de Abreu
Junqueira
Fagundes Parela

Terceira Geração: (condoreira)
*Temas sociais e políticos;
*Abolicionismo
Autores:
Castro Alves
Sousandre

Prosa:
Possui quatro tendências;
Tendência urbana: fala da vida nas pequenas cidade do Rio de Janeiro, contando a vida da burguesia e as coisas negativas; como desigualdade sócias mas todas as historias tem final feliz.
Romances indianistas: Exaltação da natureza, idealização de um índio herói, que tem virtude e honra
Romances históricos:
Conta a história do Brasil
Romances Regionais:
Fala da história do interior do Brasil, retratando historia do nosso interior.


Autor

Manuel Antônio de Almeida (1831-1861) nasceu no Rio de Janeiro e morreu no naufrágio do Vapor Hermes, ocorrido perto de Macaé RJ.
De origem pobre, estudou Belas-artes e Medicina. Trabalhou como revisor e redator no correio mercantil, para o qual escrevia um suplemento literário.
Foi diretor da Tipografia Nacional.
Em 1852, os capítulos semanais do folhetim Memórias de um Sargento de Melícias, publicados pelo correio mercantil, do Rio de Janeiro, começam a fazer sucesso entre os leitores cariocas. Ninguém sabia quem era o autor, pois ele se escondia atrás do pseudônimo” um brasileiro”.
Esse romance, segundo Antônio Candido, não seguiu os padrões do Romantismo. É considerado um livro de transição para um novo tipo literário: o Realismo/Naturalismo. Observa-se nesse romance a preocupação em relatar uma classe social que não costumava aparecer nas obras românticas: o povo remediado

5 comentários:

  1. bons alunos, se dedicando as atividades do blog em pleno domingo...ou seria porque a professora é carrasca, mesmo?
    abçs e bom domingo :)
    Feliz Páscoa.

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  2. hehehehehehe a senhora nem sabe eu consegui entra na net
    só agora pq nos outros dias não tava pegando a net.Feliz Pascoa pra senhora tbm
    OBS: me caguei todo fazendo isso, hehehehehehe

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  3. - A atividade de revisão dos conteúdos proposta sob a forma de blogs já está encerrada. Não precisa mais postar respostas ou fazer comentários nos demais blogs, porque a avaliação considerará apenas as postagens feitas até o dia 13 de abril.

    - Na proposta da Webgincana, em momento algum, cogitou-se a possibilidade de correções das respostas dadas, logo, não existe necessidade de enviar emails ou comentários alterando as respostas, eles não serão considerados. Observe as datas de postagem e envie seu comentário ou email naquelas datas especificadas, após ter certeza da resposta que o grupo quer apresentar..

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  4. Acredito que seja necessária uma nota sobre a webgincana (esta nota será postada em todos os blogs): eu disse, em sala de aula, que antes de me exonerar, pretendia encerrar as notas do primeiro trimestre das terceiras séries para que elas não fossem prejudicadas com o meu afastamento, afinal, a maioria fará vestibular no próximo ano e não me parecia justo que tivesse atraso em suas avaliações. Todos concordaram com a webgincana e, após a primeira resposta, eu informei que o assunto era o pré-modernismo, portanto, responder as demais perguntas tornou-se extremamente fácil, bastava abrir livros didáticos de literatura e pesquisar - uma tarefa elementar para um aluno de terceira série (eu pensei!!), que, no entanto, se revelou tão difícil que, evitando o contato direto comigo, alguns alunos preferiram envolver pais, professores, direção e exigir o cancelamento da atividade. Pois bem, cancelei! Contudo, na vida, tudo tem um bônus: não precisaram fazer a atividade, mas, tudo na vida tem seu ônus, a não realização da webgincana inviabilizou o fechamento das notas trimestrais. Lamento, este atraso no encerramento das notas não poderá ser-me atribuído, foi a escolha feita por vocês, alunos das turmas 301 e 302, do ano letivo de 2009.
    Resta um comentário para quem envolveu os pais nesta situação: no quartel, na faculdade, no casamento, como vocês pretendem se posicionar: levarão os pais? pedirão a interferência dos pais? O mundo escolar, repleto de paternalismo, de proteção, se encerra no final deste ano. De janeiro em diante, vocês estarão no mundo de fato, sugiro que reflitam sobre isso, a vitória, o sucesso é alcançado pela dedicação, pelo empenho - quem preferir alcançá-los com subterfugios, protecionismo, fique certo: não terá o mesmo gosto, não gerará a mesma satisfação. As opções na vida cabem somente a nós e devem ser respeitadas, mas, na condição de professora, preciso alertá-los, apenas isso - desejo que ninguém tome este comentário como ofensivo, estou apenas cumprindo a obrigação que jurei ao colar grau em Letras (e o faria em qualquer outra licenciatura).

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  5. Nota final: 9,8
    Parabéns pela dedicação.

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